Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune by mail
POST-DESCRIPTION-HERE
POST-DESCRIPTION-HERE
POST-DESCRIPTION-HERE
POST-DESCRIPTION-HERE

POST-TITLE-HERE

POST-DESCRIPTION-HERE
IMAGE-TITLE-HERE

POST-TITLE-HERE

POST-DESCRIPTION-HERE
IMAGE-TITLE-HERE

POST-TITLE-HERE

POST-DESCRIPTION-HERE
IMAGE-TITLE-HERE

POST-TITLE-HERE

POST-DESCRIPTION-HERE
IMAGE-TITLE-HERE

POST-TITLE-HERE

POST-DESCRIPTION-HERE
IMAGE-TITLE-HERE

featured-content2

featured-content2

featured-content2

featured-content2

FDN

Image
A vida é uma escola que a gente precisa aprender a ciência de viver pra não sofrer. (Noel Rosa). E comprovar que... Dançar é ser feliz! (Marcelo Thiganá).

Pela comunicação corporal você diz muitas coisas aos outros e eles têm muitas coisas a dizer para você, pois o nosso corpo é antes de tudo um centro de informações para nós mesmos.

É uma linguagem que não mente e cuja estrutura é demonstrada através dos movimentos que em sintonia com o contexto rítmico de cada cultura se transforma em dança, e está, quando compartilhada em parceria e desenvolvida no salão, espaço físico apropriado para a atividade, é denominada Dança de Salão.

O corpo fala sem palavras, porém se expressa através do que dizem os movimentos. Homem ou mulher, jovem ou maduro, casado ou solteiro, qualquer que seja sua profissão ou função, é somente praticando, interagindo e socializando-se através da dança de salão que se experimentará uma terapia saudável pra todos os gêneros e idades.

A educação corporal aprendida pelas regras e técnicas dos movimentos que a modalidade exige, associados à conseqüente interação social que a dança provoca e estimula, é que possibilita aos indivíduos que a exercem alcançarem uma infinidade de bons resultados no corpo, na mente e no espírito.
Como um fator importante na socialização do indivíduo, a dança visa o desenvolvimento em conjunto das três essências básicas do ser humano: mente, corpo e espírito. Alcançando, desta forma, o equilíbrio necessário para interagir no ambiente, nas relações pessoais e interpessoais em perfeita harmonia com a natureza.

A Dança na promoção do bem estar, é considerada como um novo paradigma no campo da Saúde Pública teve sua etiologia formalizada através da Carta de Otawa, promulgada na 1º Conferência de Promoção em Saúde, realizada em 1986 na cidade de Otawa no Canadá.

O documento acrescenta que para se atingir um estado de completo bem estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. (MINISTÉRIO DA SAÚDE DO BRASIL – 1996).

Cia. de dança Marcelo Thiganá, comprometida com a construção de um país melhor, vem colaborando e proporcionando às crianças e adolescente de comunidades carentes o acesso à educação, cultura e saúde através de métodos modernos e eficazes da dança popular. Assim, gerando uma ocupação para jovens e adultos para evitar e diminuir o ingresso dos mesmos na marginalidade, devido ao alto grau de violência e a ação de traficantes em suas comunidades carentes.

Neste projeto a oportunidade será dada através do Festival de Dança do Norte – FDN aos profissionais da dança de salão e também àqueles que já tenham descoberto na arte “um modo feliz de viver”, e para que por meio da capacitação de conhecimentos didáticos da dança possam posteriormente repassar o aprendizado sendo assim agentes multiplicadores da dança em tese, ou simplesmente queiram passar momentos de descontração .

O projeto FDN – Festival de Dança do Norte, será executado nas dependências do MTEC – Marcelo Thiganá Espaço Cultural, sito a Av.Dr.Freitas nº 2935 e no Teatro do Sesi sito também na Av.Dr.Freitas esquina com Av.Almirante Barroso de 12 a 15 de novembro de 2009.

Serão desenvolvidas as oficinas sistemáticas pelo MTEC – Marcelo Thiganá Espaço Cultural com a Coordenação do Professor Marcelo Thiganá.
A divulgação será realizada através da internet, jornais locais, Companhias de Dança de Salão, Clubes, empresas privadas, empresas públicas, através de distribuição de folders nas principais avenidas da cidade, divulgação one-to-one, com programa das oficinas e períodos de mobilizações e inscrições.

Haverá turmas para as oficinas de inciantes e iniciados com no máximo 20 alunos, que escolherão entre as modalidades de Samba, Zouk, Tecnobrega e Salsa com horário a se definir e também podendo optar por mais de uma modalidade, com valores promocionais.

OBJETIVO GERAL

Capacitar e promover por meio da dança, o bem estar físico e mental propiciando maior interação entre os participantes, despertando assim o talento individual para os diversos ritmos da dança e consequentemente a consciência da linguagem corporal, melhorando a qualidade de vida dos mesmos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Qualificar os profissionais da dança;
Introduzir conhecimentos teóricos e práticos da Dança de Salão e suas variações do popular ao erudito;
Desenvolver didáticas que possibilitem um aprendizado dinâmico para o público dirigido;
Requalificar os conhecimentos no desenvolvimento das técnicas da Dança de Salão;
Integrar a comunicação verbal e corporal da consciência;
Reesignificar a Dança de Salão no universo das culturas regionais, nacionais e internacionais.

Read more...

featured-video

My Blog List